
2004 – Série Encontros
No âmbito do curso de pintura na SNBA, foi lançado o desafio de explorar materiais que não pinceis e telas…
Assim, de novo inspirada num texto em tempos lido e de que a seguir faço referência, utilizei berlindes, bolas de ténis, golfe, futebol e bilhar. Fiz experimentações em diversos tipos de papel que depois passei a aplicar em telas, e surgiram assim as telas que fazem parte do trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano de 2004. Podem crer que me surpreendi com o resultado! Diverti-me.
” Falarei, hoje, sobre encontros. Encontros. Quando duas pessoas se encontram. Ou duas partículas. Ou duas culturas. Naquele crucial momento de interacção são determinados os resultados desse encontro.
No mais simples dos encontros – digamos, com duas bolas de bilhar – o resultado é um resultado previsível da posição, velocidade e massa.
Mas os encontros que mais me interessam não são tão simples. Nos encontros de pessoas ou culturas, muito depende do percurso que ambos tomaram até esse ponto.
Estes não são processos estocáticos. Os sujeitos têm histórias, O encontro tem complexidade e uma dimencionalidade rica. O resultado entre duas pessoas ou duas culturas é moldado pelas assunções de cada, pelos seus respectivos objectivos, e talvez mais (…) relavante (…) – pelo reportório de respostas que cada um apreendeu.
Encontros, deste modo têm aspectos gerais e específicos. O que torna distinto o nosso tempo actual são as novas combinações de pessoas e de culturas que participam nesses encontros.”
Sua Alteza Aga Khan,7/05/1994
Massashusetts Institute of Technology (MIT) – EUA
LINKS:
Discurso MIT completo (Inglês)