2009 Rothdrian, Encontro Rothcko Mondrian

Maio 23, 2009

ggs

Séries

0

Mondrian e Rothcko são os meus artistas preferidos desde que me conheço. Eles tocam-me profundamente, aquietando-me com puro silêncio.

Foi meu objectivo chegar até eles desde o início do meu percurso na pintura. A ideia de juntar estes dois artistas tão carismáticos, de uma forma tão ousada e inovadora, provoca, seguramente, um confronto que espero ofereça pontos de vista interessantes: O suave e o duro, e o claro e o esbatido, o definido e o indefinido, o matemático e o incerto, o decidido e o indeciso o físico e o metafísico, etc…

A riqueza dos diálogos e/ou confrontos das duas personalidades encontra-se nos inúmeros aspectos do comportamento humano: amizade, amor, ódio, indiferença, inveja, harmonia, colaboração, incompatibilidades, etc.

Porque as cores tem a habilidade de despoletar emoções, de influenciar as nossas atitudes e de afectar a forma como pensamos e agimos procuro desta forma transmitir energia através delas, trazendo algum contributo para a paz e graça, fundamentais neste tempo tão conturbado de medo e confusão.

Esta e minha forma de humildemente honrar estes 2 artistas de renome mundial.

Para finalizar, agradeço ao grande amigo Lieuwe Op’Land o entusiasmo e o estímulo providenciados pelas suas reflexões.

Post by Gulnar Sacoor

Natural de Moçambique e a viver em Portugal desde 1974. dedicou-se inteiramente à sua paixão – a pintura – a partir do ano 2000, como forma de estar na vida. No processo da sua evolução, frequentou vários cursos, foi utilizando diversas técnicas, sendo que, atualmente, se foca na utilização de acrílicos, técnicas mistas e colagens. Representada em coleções da Presidência da República Portuguesa e de Moçambique, Ministério da Cultura, Câmara Municipal de Lisboa, Metropolitano de Lisboa, e em coleções privadas em Portugal e no estrangeiro.

Comments are closed.