
2009 Rothdrian, Encontro Rothcko Mondrian
Mondrian e Rothcko são os meus artistas preferidos desde que me conheço. Eles tocam-me profundamente, aquietando-me com puro silêncio.
Foi meu objectivo chegar até eles desde o início do meu percurso na pintura. A ideia de juntar estes dois artistas tão carismáticos, de uma forma tão ousada e inovadora, provoca, seguramente, um confronto que espero ofereça pontos de vista interessantes: O suave e o duro, e o claro e o esbatido, o definido e o indefinido, o matemático e o incerto, o decidido e o indeciso o físico e o metafísico, etc…
A riqueza dos diálogos e/ou confrontos das duas personalidades encontra-se nos inúmeros aspectos do comportamento humano: amizade, amor, ódio, indiferença, inveja, harmonia, colaboração, incompatibilidades, etc.
Porque as cores tem a habilidade de despoletar emoções, de influenciar as nossas atitudes e de afectar a forma como pensamos e agimos procuro desta forma transmitir energia através delas, trazendo algum contributo para a paz e graça, fundamentais neste tempo tão conturbado de medo e confusão.
Esta e minha forma de humildemente honrar estes 2 artistas de renome mundial.
Para finalizar, agradeço ao grande amigo Lieuwe Op’Land o entusiasmo e o estímulo providenciados pelas suas reflexões.