
Notícias do Dubai
Desde meados de Janeiro que me encontro no Dubai. Do rigor o frio da Europa para o ameno e primaveril clima do Médio Oriente! Só isto, contribui para um estado de espírito bem mais descontraído, sorridente e optimista.
Estamos em Marco, já em plena Primavera! Entretanto o período tem sido, para mim, retemperador, energizante e muito inspirador e assim muito criativo. Tenho vindo a trabalhar intensamente.
O estar no Dubai me inspirou a pegar num tema que, desde o princípio do meu percurso de pintura, estava no meu espírito. Porque gosto das cores, gostei imenso da síntese que Mark Rothko e Piet Mondrian atingiram… de formas diferentes. Claro! Não pretendo dissertar sobre o assunto. Pretendo sim, coloca-los numa perspectiva que leve ao confronto, apreciação e diálogos… deixo tudo isso ao critério de cada um.
Eu já iniciei o processo e confesso que me deixa totalmente absorvida e muito divertida.
Tive o privilégio e a oportunidade de ir ate Abu Dhabi visitar a exposição de Artistas dos Emiratos no Emirates Palace (palácio presidencial) seguida de uma conferência para apresentação do projecto já em fase avançada do Guggenheim Abu Dhabi. Tive também o privilegio de visitar a “Art Dubai”, bienal de arte, de 18 a 21 de Marco no Souk Madinat Jumeira. Estes dois eventos resumem bem o fervilhar das actividades artísticas e culturais nos Emiratos Árabes.
Conheço quase todas as Galerias do núcleo do Dubai e o famoso “Souq Al Bastakiya”.
Todas elas promovem arte vinda de todas as partes do mundo, com particular atenção a artistas emergentes do Médio Oriente e do Extremo Oriente (Índia, Paquistao, China, Japao, etc.). Tudo isto permite ao Médio Oriente conhecer outros mundos através da arte e outras expressões artísticas, que acompanham a par e passo, como musica, teatro e literatura. Nota-se um esforço consciente de as promover como um veículo para dar a conhecer as expressões artísticas ao Mundo Ocidental, catalizando e contribuindo, assim, para a redução do candente conflito de ignorância.
Foi-me dado a ver imenso e tudo o que vi e indescritível. E certo e seguro o meu crescimento.
Dubai 24 de Marco de 2009